sábado, 28 de janeiro de 2017

COMEÇOU

Trump assinou um decreto presidencial que proíbe, por tempo indeterminado, a entrada nos Estados Unidos de cidadãos oriundos da Síria, do Irão, do Iraque, da Líbia, da Somália, do Sudão e do Iémen. A medida já está em vigor e, um pouco por toda a parte, vários passageiros têm sido impedidos de embarcar:

«Confusion turned to panic at airports around the world, as travelers found themselves unable to board flights bound for the United States. In Dubai and Istanbul, airport and immigration officials turned passengers away at boarding gates and, in at least one case, ejected a family from a flight they had boarded.» — NYT

Não estamos a falar de refugiados. Estamos a falar de pessoas com autorização de residência e trabalho nos Estados Unidos que, por qualquer razão, se ausentaram do país. Por exemplo, a Google tem cerca de uma centena de trabalhadores nessas condições e mandou-os regressar imediatamente mas, tudo indica, tarde de mais. De fora da proibição ficam os funcionários da ONU e pessoal diplomático.