terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

CRONOLOGIAS


Saiu o primeiro volume de Cronologias do Portugal Contemporâneo, obra que assinala os 45 anos do Círculo de Leitores. A edição resulta de uma parceria do Círculo com a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a RTP. Idealizada por António Barreto, que lançou o projecto e convidou os autores (Paulo Silveira e Sousa, António J. Ramalho e Octávio Gameiro), a obra divide-se em cinco volumes e oito mil entradas, cobrindo o período que vai de 1960 a 2015. O quinto sai em Setembro. A cada ano correspondem cinco secções: Política, Economia, Sociedade, Cultura e Internacional.

Não são só os grandes acontecimentos. Também ficou registada a pequena história, tais como estreias de filmes e peças de teatro, publicação de obras literárias e científicas, inaugurações e concertos, atribuição de prémios em várias áreas, processos judiciais, eventos desportivos, etc. As entradas são em regra curtas, e factuais.

Exemplo: «30 de Agosto de 1960 — O dirigente do PCP Júlio Fogaça é preso numa pensão da vila da Nazaré, juntamente com o seu companheiro, Américo Joaquim Gonçalves, operário fabril. A prisão e a investigação pela PIDE, a sua homossexualidade e as divergências na linha de orientação do partido terão contribuído para a sua posterior suspensão do PCP, em 1961, reforçando assim a direcção política defendida por Álvaro Cunhal. [...] Júlio Fogaça ficará detido em Caxias até Julho de 1970.» 

Extensa bibliografia, inclusivé electrónica, remete o leitor para fontes originais. O volume dispõe de índice onomástico.