terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

COMEÇOU

Ontem, no Jornal da Noite da SIC, Clara de Sousa conseguiu dizer, sem se rir, que Donald Trump tem apresentado propostas sensatas que respondem aos anseios da maioria do povo americano. 

Miguel Sousa Tavares, que estava com ela em estúdio, chamou-lhe estúpida sem perder a compostura, e explicou porquê. Como nenhum dos dois se exaltou, nem levantou a voz, a coisa passou. Mas quem quiser conferir só tem de procurar o vídeo. Já agora: Ted Cruz, o senador republicano que disputa as Primárias com Trump, venceu o Caucus do Iowa por 27,7% (contra 24,3% do milionário). Ted Cruz, 45 anos, filho de pai cubano, pertence à ala mais conservadora do partido.

Do lado democrata, Hillary Clinton e Bernie Sanders ficaram praticamente empatados, com 49,9% e 49,5% respectivamente. Hillary, 68 anos, dispensa apresentações. Bernie Sanders, 74 anos, também senador, apresenta-se às Primárias com um programa socialista. Isso mesmo: socialista. É excitante, mas levanta um problema: se, lá mais para o Verão, ganhar a nomeação democrata, a Casa Branca cai no colo dos republicanos.